Você está em: A Unimed Jaú > Medicina baseada em evidências

Medicina baseada em evidências

Medicina baseada em evidências
Aumentar o TextoDiminuir o TextoImprimir

O mundo tem evoluído muito rapidamente e novas técnicas para solução de problemas existentes, são constantemente apresentadas como as melhores a serem utilizadas. Isso ocorre em todas as áreas do conhecimento, inclusive na medicina.

 

 

No entanto, a eficácia, eficiência e resolutividade dessas novas técnicas, precisam ser constantemente avaliadas, comparando seu resultado com as antigas. Precisamos ter em mente, que nem tudo que é novo, obrigatoriamente é o melhor. 

 

No caso da medicina, o Dr. Álvaro Atallah, dentro do conceito de Medicina Baseada em Evidências, vem apresentando revisões sistemáticas de trabalhos, através do Centro Cochrane do Brasil , cuja missão é elaborar, manter e divulgar revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados, o melhor nível de evidência para as decisões em Saúde, para disseminar o que de melhor os médicos podem oferecer aos seus pacientes. 

 

Segundo o Centro Cochrane do Brasil, a Saúde Baseada em Evidências é uma abordagem que utiliza as ferramentas da Epidemiologia Clínica; da Estatística; da Metodologia Científica; e da Informática para trabalhar a pesquisa; o conhecimento; e a atuação em Saúde, com o objetivo de oferecer a melhor informação disponível para a tomada de decisão nesse campo. A prática da Medicina Baseada em Evidências busca promover a integração da experiência clínica às melhores evidências disponíveis, considerando a segurança nas intervenções e a ética na totalidade das ações.  Saúde Baseada em Evidências é a arte de avaliar e reduzir a incerteza na tomada de decisão em Saúde

 

Em resumo, podemos dizer que a Medicina Baseada em Evidências significa medicina baseada em provas, ou seja, indicações médicas baseadas naquilo que se provou ser melhor em relação a outra opção de tratamento. São estudos que dão fundamentos para a tomada de decisões em saúde, com base na melhor prova científica existente para ter-se maior chance de ser bem sucedido - seja para tratamentos médicos ou para indicações preventivas em saúde. Outro fator importante, é que a metodologia da MBE faz com que sejam considerados apenas resultados presentes em uma quantidade significativa de estudos científicos, ou seja, um único artigo publicado sobre determinado tema não tem a mesma relevância que resultados comprovados por vários artigos científicos.

 

A Unimed está inserindo estas informações em seu site, para proporcionar uma forma de seus beneficiários conhecerem e entenderem melhor os efeitos e a resolutividade dos tratamentos que por ventura seus médicos lhes indiquem, podendo inclusive compará-las com outras opções de tratamento.

 

Acesse os links abaixo para saber mais sobre o assunto:  

Centro Cochrane do Brasil: aqui você encontrará tudo sobre o tema, novos estudos e muitas informações:

 http://www.centrocochranedobrasil.org.br  

Acesso à página da biblioteca Cochrane, para consulta dos estudos publicados. Basta colocar o tema da pesquisa na área de buscas.

 http://cochrane.bireme.br/  

Veja reportagem do Estado de São Paulo sobre este assunto, publicada em 01/10/2012:

http://blogs.estadao.com.br/ricardo-guerra/sera-que-voce-pode-confiar-no-seu-cardiologista/